F.A.Q

sábado, 31 de outubro de 2009

Bem-vindos à área de perguntas freqüentes ( frequently asked question, ou f.a.q. ). Espero que todas as suas dúvidas sejam respondidas aqui. Bom, então, vamos lá.

1º: O primeiro capítulo teve 80 páginas, o segundo 50, e do terceiro em diante só 20. Isso é normal?

Sim, muitos mangás tem seus primeiros capítulos maiores do que o resto da série. Isso acontece porque é geralmente no primeiro e segundo capítulos que é explicada a história, etc.

2º: Qual o tamanho médio de um capítulo

Bom, aqui na StrawHatScans, o tamanho varia - quando se trata de imagens em .jpg - da seguinte forma:

Até 23 páginas - de 3 à 7 MB, a depender da qualidade
Até 50 páginas - de 7 à 12 MB, a depender da qualidade
Até 80 páginas - de 13 à 20 MB, a depender da qualidade
Até 100 páginas - de 17 à 30 MB, a depender da qualidade

Já em imagens PNG ( lembrando que nem sempre é assim ):

Até 23 páginas - de 3 à 5 MB, a depender da qualidade
Até 50 páginas - de 5 à 8 MB, a depender da qualidade
Até 80 páginas - de 8 à 14 MB, a depender da qualidade
Até 100 páginas - de 14 à 25 MB, a depender da qualidade

3º: O que são LQ e HQ? E esse tal de "prévia"?

LQ significa Low Quality ( baixa qualidade ), é o mangá que sai mais rápido, mas a qualidade, em alguns pontos, deixa a desejar. Já o HQ, que significa High Quality ( alta qualidade ), é o mangá que sai geralmente 1/2 ou 1 semana depois ( às vezes mais, às vezes menos ), pois a qualidade desse é excelente. Prévia é exatamente a mesma coisa que LQ, porém com um nome diferente.

4º: Como baixar pelo RapidShare?

Bom, muito simples. Clique no link. Na nova página que abriu, vá até o final e clique em "free". Na página seguinte, aguarde o tempo necessário e em seguida digite o texto que irá aparecer. em seguida dê "enter". feito!

5º: Como baixar pelo MediaFire?

Apenas clique no link e espere a página carregar. Ela irá abrir um quadrado no lado esquerdo com a seguinte frase "Click here to start download...", então, clique.

6º: Como baixar pelo Badongo?

Clique no link. Na página que abriu, espere um tempo e depois digite o texto que irá aparecer e aperte "enter". Na nova página que abriu, espere mais um pouco e então um botão escrito "Download your file here" irá aparecer, clique nele e bom download.

7º: O que são Tankobons?

Tankobons são capítulos compilados em um único volume, parece um livrinho. Em geral, tem de 160 à 220 páginas. A qualidade geralmente é muito melhor que os capítulos lançados semanalmente ( na jump ou qualquer outra revista, já que no japão, a maioria dos capítul saí semanalmente ou mensalmente em certas revistas, e posteriormente, em versões completas ). Aqui na StrawHatScans usamos muitos em versão tankobon para fazer versões HQ ou traduções de extras ( coisa que só está disponível nos tankobons ).

8º: Raw ou Scan?

Raw são versões sem modificações, ou seja, o original. Scans são trabalhos traduzidos para sua lingua de origem, e muitas vezes, com uma qualidade bem superior à versão raw. Na StrawHatScans geralmente usamos scans americanos, que já são melhorados, mas muitas vezes usamos raw também.

9º: Shonens, shoujos, seinens, One shots, Omakes... O que é tudo isso?

Shonens são mangás para garotos, atualmente, mais ou menos 70% do nossos projetos são shonens. Seinens são mangás em que o mistério tem um foco maior, geralmente são bem sobrenaturais, às vezes assustadores, às vezes tem pornografia, muito sangue e etc. São mangás como Lives, Mirai Nikki, Battle Royale, Gantz, dentre outros... algo mais para adolescentes à adultos. Shoujos são mangás para garotas, do mesmo jeito que os shonens são para garotos. One shots são séries de apenas um capítulo, geralmente é como um cartão de visita do autor/mangaká. Omakes são extras, tudo de um determinado anime que vem como extra é considerado omake.

0 comentários: