Tokusatsu

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Tokusatsu é o termo usado no Japão para definir séries Live Action. Os exemplos mais conhecidos pelos Brasileiros são as séries Jaspion, Changeman, Jiraiya, Jiban e várias outras. No Japão, essas séries são lançadas anualmente e fazem muito sucesso. No Brasil, fizeram muito sucesso, mas andam um pouco esquecidas atualmente. Mas Tokusatsu não se restringe apenas a séries de Super Heróis, exitem vários outros tipos de Tokusatsu. Para se ter uma ideia mais abrangente, o Tokusatsu está para os seriados Norte americanos assim como o Anime está para o Cartoon.

Muitos tokusatsus são pegos como modelo para várias séries dos Estados Unidos, como por exemplo, os vários tokusatsus produzidos recentemente no Japão, quando vêm para o ocidente, geralmente ganham o título de Power Rangers "saga". Os fãs de animes, que também gostam de tokusatsus, na maioria das vezes não gostam das "cópias" norte-americanas.
Exemplo: Ultraman (Ultraman Cosmos), Super Sentai (Changeman, Flashman, etc.), Metal-Heroes (Jaspion, Spielvan, Jiraya, etc.), Kamen Rider (Kamen Rider Black, Kamen Rider Kuuga, etc.) e Outros.

0 comentários: